6 ferramentas indispensáveis para Gerentes de Projetos

6 ferramentas indispensáveis para Gerentes de Projetos

Gerenciar projetos com eficiência exige um alto grau de organização, controle e comunicação com a equipe e cliente. Para tornar mais fácil o dia-a-dia do gerente de projetos, a adoção de ferramentas de gerenciamento de projetos é crucial e auxilia na condução das atividades, processos e gestão das informações. Mas qual software devo usar?

Existem no mercado inúmeras opções, nacionais e estrangeiras, online ou desktop, pagas ou gratuitas. Você pode combinar uma ou mais ferramentas, no entanto é recomendado manter as informações (documentações) em um único repositório.

Selecionei abaixo as seis ferramentas mais populares no mercado e que considero essencial você conhecer.

Microsoft Project

Microsoft Project (Fonte: Site da Microsoft)

Mais conhecido no mundo, o MS Project é um software que ajuda no planejamento, programação e execução de projetos. Embora ele seja mais utilizado na criação e gestão de cronogramas, ele também conta com ótimos recursos para controlar o escopo, custos, recursos, além de exibir gráficos e relatórios dos projetos. Permite ainda que a equipe possa colaborar no projeto através de integração com o SharePoint ou Office 365. É uma ferramenta mais robusta e requer tempo para tirar melhor proveito.

WBS Chart Pro

WBS Chart Pro (Fonte: Site da Critical Tools)

Agora chamado de WBS Schedule Pro, é um software desktop simples e prático utilizado para criar e visualizar a Work Breakdown Structure (WBS) ou Estrutura Análitica do Projeto (EAP), em português. A WBS exibe de maneira bastante intuitiva e estruturada as entregas do projeto, podendo organizá-las em fases, tarefas e subtarefas, por exemplo. Permite integração com o MS Project.

JIRA

JIRA (Fonte: Site da Atlassian

Uma das ferramentas mais utilizadas por equipes Agile em todo o mundo, o JIRA é uma plataforma web da Atlassian para gerenciamento ágil de projetos. Nele, você pode criar um site colaborativo para cada um de seus projetos, criar stories, controlar sprint backlog, analisar a performance do time, gerenciar bugs (issue tracker), entre outros recursos para praticantes de Scrum e Kanban.

Trello

Trello (Fonte: Site do Trello

Dinâmico e flexível, o Trello é um excelente organizador online de tarefas bastante funcional e atende todo tipo de projeto. Também baseado em práticas ágeis de gerenciamento de projetos (em especial no Kanban), ele oferece um grande mural chamado Board, onde as listas de tarefas são exibidas. Você pode, por exemplo, nomear suas listas como “Backlog”, “A Fazer”, “Fazendo” e “Feito”. Em cada lista, você adiciona as tarefas (cards) do projeto e, conforme as tarefas são realizadas, você move elas de uma lista para a outra (drag-and-drop), até chegar à sua lista de “Feito”. Ele permite trabalhar colaborativamente com os membros da equipe e ainda oferece um aplicativo para celular. Ótimo para pequenas equipes ou profissionais liberais, mesmo para quem não é da área de Tecnologia. E o melhor, é gratuito (possui versão paga). Praticantes de Kanban também recomendam o Kanban Tool (pessoalmente, ainda não testei).

Basecamp

Basecamp (Fonte: Site do Basecamp)

Uma das ferramentas mais antigas dessa lista, o Basecamp é uma plataforma web de gerenciamento de projetos bastante simples, porém bem profissional. Ele conta com recursos de lista de tarefas, compartilhamento de arquivos, editor de textos, enviar mensagens para membros da equipe e milestones, onde você pode criar um marco do projeto e associar tarefas a ele. Também oferece aplicativo para celular.

Project Builder

Project Builder (Fonte: Site da Project Builder)

Software brasileiro de gerenciamento de projetos, baseado nas práticas do PMI, é uma ferramenta robusta e utilizada por grandes empresas no Brasil, além de alguns clientes internacionais. Tem recursos para facilitar o gerenciamento de programas e portfólios, gestão da equipe, além de relatórios para tomada de decisão durante a gestão de projetos.

Além das ferramentas de gerenciamento de projetos citadas acima, há ainda o Taskrow, plataforma de produtividade que vem ganhando bastante espaço no mercado de agências de publicidade e consultorias, o Run It, Wrike e o PM Canvas, também brasileiro e que vem sendo adotado como modelo de gestão por algumas empresas.

Lembrando que você não precisa utilizar uma única ferramenta, bons gerentes de projetos combinam mais de uma solução, conforme necessidade de seus projetos e da cultura da empresa.

E você, utiliza ou conhece alguma ferramenta e quer compartilhar?

Grande abraço.

Fundador, Instrutor e Consultor de Gerenciamento de Projetos e PMO na Business Camp. Mais de 14 anos de experiência em Digital, TI, Negócios, Finanças e Liderança. Liderou projetos locais e globais para grandes empresas e start-ups. Administrador, com especializações em Gestão do Conhecimento (FGV) e Gestão de Projetos (BSP). Certificados PMP, ScrumMaster e IBQTS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>